[INÍCIO] | [BOLETIM INFORMATIVO] | [DOCUMENTÁRIOS] | [EVENTOS] | [BANNER] | [PARCEIROS] | [SUGESTÕES] | [FALE CONOSCO]
Acabe com a sua curiosidade referente às inovações tecnológicas da área elétrica. Encontre aqui reportagens, eventos, novidades, documentários, ... Objetivando atingir um público alvo diversificado, desde leigos à especialistas do ramo. Desfrute ao máximo!

domingo, 21 de agosto de 2011

Sergipe investirá quase 1 milhão de reais na recuperação de nascentes

   Preocupado com a produção e a qualidade da água para o abastecimento humano, o Governo do Estado de Sergipe vai investir cerca de um milhão de reais em preservação de nascentes, com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Funerh).
   O termo de parceria na ordem de R$ 985 mil foi assinado durante o lançamento da segunda etapa do projeto “Adote um Manancial”, que visa a recuperação de nascentes e matas ciliares localizadas às margens da sub-bacia hidrográfica do Rio Piauitinga, contemplando os municípios de Lagarto, Estância Boquim e Salgado.
   Após assinatura de termo de parceria do Projeto “Adote um Manancial”, o secretário de Estado do Meio Ambiente, Genival Nunes,  destacou o valor do projeto para a população.
   “Aparentemente a iniciativa do projeto é uma ação tímida e que não é sentida agora. Mas cuidando das nascentes, dos rios e das bacias por meio da ação de reflorestamento de matas ciliares estamos cuidando da transposição de águas que abastecem os municípios. Estamos cuidando da produção da água que sai das nascentes e chega à casa de todos, para ela não faltar no amanhã”, justificou Genival Nunes, enfatizando o compromisso do governador Marcelo Déda com o meio ambiente.
   Na segunda fase do "Adote um Manancial", que terá duração de dois anos, de 2011 a 2013, serão plantadas próximas as nascentes dos quatro municípios receptores do Piauitinga (Boquim, Estância, Salgado e Lagarto) 15 mil mudas de árvores de espécies nativas. Serão cerca de 7.500 por ano a serem plantadas, numa área de seis quilometros. Além das ações de recuperação florestal, serão ainda executadas ações de educação ambiental, comunicação e mobilização comunitária no sentido de preservação do meio ambiente.
   Na primeira fase do "Adote um Manancial", de 2008 a 2010, foram diagnósticas 137 nascentes entre os municípios de Lagarto, Salgado, Boquim e Estância- que são os municípios contemplados pela ação do projeto.Durante os três últimos anos, segundo revelou diagnóstico produzido pela Universidade Federal e Sergipe, Grupo Acqua, 90% das nascentes estão degradadas. Ou seja, apenas 10% foram consideradas preservadas. Destas, apenas 86 nascentes foram recuperadas. Para esse trabalho, o Governo de Sergipe investiu exatos R$ 406 mil.

Fonte:

 http://www.agencia.se.gov.br/

Está aí uma resposta ao Seminário Internacional Opará I.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

;