[INÍCIO] | [BOLETIM INFORMATIVO] | [DOCUMENTÁRIOS] | [EVENTOS] | [BANNER] | [PARCEIROS] | [SUGESTÕES] | [FALE CONOSCO]
Acabe com a sua curiosidade referente às inovações tecnológicas da área elétrica. Encontre aqui reportagens, eventos, novidades, documentários, ... Objetivando atingir um público alvo diversificado, desde leigos à especialistas do ramo. Desfrute ao máximo!

sexta-feira, 30 de março de 2012

Captação em 3D de energia solar

 [Imagem: Allegra Boverman/MIT]

O MIT (Massachusetts Institute of Technology) vem realizando descobertas interessantes no que diz respeito à captação de energia solar. Em seus mais recentes estudos, o instituto parece ter encontrado uma maneira mais inovadore de captar e aproveitar esse tipo renovável de energia. 

Um time de pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology construiu cubos e torres com painéis solares que se expandem e são capazes de tomar formas diferentes em uma espécie de configuração em três dimensões. 

Bioinspiração

As árvores precisam da energia do Sol para viver, mas não colocam suas folhas espalhadas sobre um plano.
Foi com essa ideia, Marco Bernardi e seus colegas do MIT, nos Estados Unidos, resolveram questionar a eficiência dos painéis solares, estruturas planas, geralmente instaladas em cima dos telhados.
Embora muito esteja sendo feito na tentativa de melhorar a eficiência das células solares individualmente, a única inovação no campo dos painéis solares propriamente ditos tem sido a instalação de sistemas motorizados para manter as células sempre apontadas para o Sol - equipamentos caros e que exigem muita manutenção.
Mas, depois de testar diversas estruturas, Bernardi verificou que a construção de cubos ou torres, que estendam as células solares para o alto, e não para os lados, é uma opção extremamente eficiente.

Painéis solares 3D

Os painéis solares 3D apresentaram ganhos de rendimento que variaram de 2 a 20 vezes o rendimento da mesma quantidade de células solares postas em painéis planos.
Os ganhos foram maiores quando a inclinação do Sol é maior, ou seja, nas regiões temperadas, longe do equador. Na escala média de ganhos estão os meses de inverno e os dias nublados, justamente os momentos onde a eficiência da geração solar é menor.
Outro benefício é a obtenção de uma intensidade de energia mais homogênea ao longo do dia e ao longo das estações. Isto ocorre porque as superfícies verticais do painel solar tridimensional coletam mais luz do Sol durante as manhãs, tardes e invernos, quando o Sol está mais próximo do horizonte.

Sanfona

A construção de um painel solar 3D sairá bem mais cara do que um painel plano, mas os pesquisadores calculam que o maior investimento inicial se pagará rapidamente com a maior geração de energia.
Além disso, eles afirmam que os painéis 3D poderão ser fabricados e transportados dobrados, sendo espichados, como se fossem uma sanfona, apenas no local de instalação, diminuindo os custos de mão-de-obra.


Bibliografia:
Solar energy generation in three dimensions
Marco Bernardi, Nicola Ferralis, Jin H. Wan, Rachelle Villalon, Jeffrey C. Grossman
Energy & Environmental Science
Vol.: Advance Article
DOI: 10.1039/C2EE21170J

Nenhum comentário:

Postar um comentário

;