[INÍCIO] | [BOLETIM INFORMATIVO] | [DOCUMENTÁRIOS] | [EVENTOS] | [BANNER] | [PARCEIROS] | [SUGESTÕES] | [FALE CONOSCO]
Acabe com a sua curiosidade referente às inovações tecnológicas da área elétrica. Encontre aqui reportagens, eventos, novidades, documentários, ... Objetivando atingir um público alvo diversificado, desde leigos à especialistas do ramo. Desfrute ao máximo!

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Etapas da construção de um parque eólico


PROJETO

Para que você entenda o funcionamento de uma usina eólica, publicamos esse post intitulado como "Etapas da construção de um parque eólico" com informações sobre todo o processo de geração de energia por meio dos ventos. E, o projeto é a etapa inicial do processo de implementação de uma usina.

[Imagem: Divulgação]

Em uma torre eólica, o vento gira uma hélice conectada ao aerogerador, que produz eletricidade. Quando temos vários mecanismos como esse, ligados a uma central de transmissão de energia, temos um parque eólico.
Instalar uma usina, no entanto, é um processo que requer a contratação de pesquisadores e engenheiros nas áreas: civil, elétrica, mecânica, ambiental, entre outros.
A etapa que inicia a implantação de uma usina eólica é a definição da área de instalação e análise o potencial eólico nesse local.
Uma vez estabelecido o local de instalação, é feita a medição dos ventos por um período de, aproximadamente, um ano. Assim, é possível estabelecer uma velocidade média anual para a geração de energia elétrica.
Além da velocidade dos ventos, é importante que eles sejam regulares, não sofram turbulências e nem estejam sujeitos a fenômenos climáticos como tufões.
As condições tipográficas e de vegetação também são avaliadas nessa fase do projeto, a fim de garantir a viabilidade do parque.
Com o potencial e área definidos, o próximo passo é a elaboração do projeto de Micrositing. Nele, devem constar o layout da usina, tipo de máquina, fabricante, altura das torres, potência, previsão de geração anual de energia e a capacidade máxima de produção.
Nessa fase, também são realizados estudos do solo e infraestrutura para o abastecimento da energia, no que diz respeito à distância até a subestação mais próxima e ao plano logístico para a distribuição da eletricidade gerada.
O projeto também deve incluir um estudo ambiental e socioeconômico, de maneira que a usina ofereça o menor impacto possível à região. Além disso, a área deve estar regularizada e com as respectivas licenças ambientais em dia.
A definição do aerogerador é feita após a finalização do Micrositing, já que a quantidade de energia produzida por uma turbina varia de acordo com o tamanho das suas hélices e, obviamente, com o regime de ventos da região.

[Imagem: Divulgação]

Somente com esses dados em mãos, é possível determinar se o parque é viável técnica e comercialmente.
Dando sequência ao nosso post discutiremos a instalação do parque eólico. Você vai conhecer, sobretudo, o processo de instalação dos aerogeradores que compõem uma usina.

INSTALAÇÃO

Depois de ter o projeto aprovado, a empresa responsável pelo parque dá início à instalação dos equipamentos necessários para o seu funcionamento.
Antes de começar a instalar os aerogeradores, é preciso limpar o terreno e fazer a terraplenagem, com nivelamento e pavimentação dos acessos aos aerogeradores.
A segunda etapa é o estaqueamento, que consiste na colocação de estacas nas bases dos aerogeradores para sua interligação ao solo. Essas estacas serão, posteriormente, incorporadas ao bloco da fundação, dando sustentação à torre do aerogerador. No Complexo Trairi, cada base dispõe de 22 estacas do tipo hélice contínua, com comprimento variando de 12 a 30 metros, dependendo do perfil do terreno.
Feito isso, a empresa dá início à concretagem da base dos aerogeradores, um processo que, no Complexo Eólico do Trairi, se estenderá até novembro de 2012.

[Imagem: Divulgação]

A concretagem acontece em três etapas: montagem das ferragens (12 pessoas trabalham com cerca de 39 toneladas de ferro para cada base); montagem das conexões elétricas e civis necessárias para a transmissão de energia; e, por fim, a concretagem da base, que requer, aproximadamente, 50 caminhões de concreto por torre.

[Imagem: Instalação de aerogeradores em parque eólico americano]

Assim que a cura do concreto é finalizada, é possível dar início à montagem das torres, que são divididas em blocos sobrepostos.
Durante a montagem das torres, também ocorre a montagem das subestações unitárias, de transição e principal, da usina. Após essa etapa, é realizada a interligação elétrica dos aerogeradores com as subestações através de cabos subterrâneos. Nessa fase, também são montadas as linhas de transmissão aéreas, interligando os parques à subestação coletora.
Com a torre erguida, chega a hora de instalar a nacele, suporte onde fica o gerador e o sistema de transmissão de energia.
O gerador é então montado. Essa é uma das fases mais complicadas do processo, pois é preciso ter as condições atmosféricas ideais. Ventos muito fortes, por exemplo, impossibilitam a instalação.
Uma vez montado, chega a hora de conectar as pás ao aerogerador. Para chegar até o parque, essas pás gigantes, de 49 metros de comprimento, são transportadas por supercaminhões.
Por fim, o aerogerador é concluído.
Mas, antes de começar a funcionar efetivamente, cada turbina precisa passar por testes e verificações de tensão e produção de eletricidade.
Durante toda a etapa de edificação dos aerogeradores, vários profissionais são envolvidos no processo. Entre eles: operários, caminhoneiros, profissionais de logística e engenheiros mecânicos e elétricos.

[Imagem: Divulgação]

Recapitulando, o funcionamento de um parque eólico começa com a criação e aprovação do projeto. Com a proposta aprovada, é dado início à instalação das turbinas, que irão gerar eletricidade. Após alguns testes, essas turbinas começam a funcionar, efetivamente.

FUNCIONAMENTO

Mas, afinal, como os aerogeradores geram energia elétrica a partir do vento?
Os cata-ventos gigantes são os grandes protagonistas de uma usina eólica.
No Complexo Eólico Trairi, por exemplo, serão instalados 50 aerogeradores modelo SWT-2.3-101, de gerador assíncrono, torres de 80 metros e rotor horizontal de três pás.
São essas pás que capturam a energia cinética do vento e a transformam em energia rotacional.
Para que você possa entender melhor como elas giram e produzem eletricidade, veja o infográfico abaixo:

[Imagem: Infográfico adaptado e publicado no site Evolução da Energia Eólica]

Se ainda ficou alguma dúvida, nada como um vídeo explicativo. O site How Stuff Works produziu um vídeo sobre a rotação dos aerogeradores. Assista:



Fonte:
Éolicas Trairi
Evolução Energia Eólica

17 comentários:

  1. Interessante, mas e quanto que custa mais ou menos a manutenção dessas usinas?

    ResponderExcluir
  2. UMA IDEIA MUITO BOA ENERGIA EÓLICA TB SOLAR, MAIS PARA TODO O BRASIL, NÃO COMO ESTA SENDO FEITO EM ALGUNS ESTADO.SERIA BOM QUE NOSSO PAÍS FOSSE O CONSTRUTOR E DONO DESSES PROJETO. MAIS OS NOSSOS GOVERNANTES QUEREM PEGAR, TUDO PARA ELES.
    O PAÍS NÃO PODE FAZER NADA, VEJAM A SITUAÇÃO HOJE, O PAIS NOVAMENTE NO BURACO.

    ResponderExcluir
  3. Quanto tempo da terraplanagem até o funcionamento ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que deternima a terraplanagem é o contrato de execução, hoje muitas empresas trabalham com o prazo de 18 a 24 meses, pode variar muito, dependendo da expertise da empresa.

      Excluir
  4. Uma otima opção, tanto a energia eólica quanto a solar, mas nossos governantes insistem em construir usinas nuclear como angra 1,2 e 3.

    ResponderExcluir
  5. PEDRO LACIPRETE RAPOSO FILHO

    TÉCNICO EM PROJETOS DE SUBESTAÇÕES E GERAÇÃO DE ENERGIA EÓLICA.
    Sds.
    Pedro Laciprete Raposo Filho.

    CREA: 049284.

    E-mail: plengenharia@gmail.com

    Meus CONTATOS.:
    +55 (84) 9.8777-3840 (Oi )

    ResponderExcluir
  6. TÉCNICO EM PROJETOS DE SUBESTAÇÕES E GERAÇÃO DE ENERGIA EÓLICA.

    Prezados,

    (ACEITO PROPOSTA PARA TRABALHAR E RESIDIR EM OUTROS ESTADOS OU NO EXTERIOR)

    Eu sou Técnico (ELETROTÉCNICO E GERAÇÃO EÓLICAS) e Projetista elétricos especializado Projetos em obras e de subestações/Geração eólicas Setores 13,8/69/138/230-500 kV, Linhas de Transmissão, Refinarias de Petróleo e Gás, Indústria Farmacêutica, Fabricas de Papel e Celuloses, Fabricas de Cimentos, Fabricas de Cigarros, Fabricas Fertilizantes, Fabricas Fibras de Vidro, Metalúrgicas, Usinas de Açúcar e Álcool e Alcoolquímica e Assistência ao planejamento.

    DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES:
    Atuar com elaboração / correção / acompanhamento de projetos de Subestações. Executar estudos elétricos, eletromecânico, definindo posições de equipamentos, materiais e edificações. Executar desenhos de detalhamento. Dimensionar e especificar equipamentos e materiais. Elaborar listas de materiais necessários para construção e montagem. Enviar remessa de documentos para o planejamento de materiais. Revisar projeto. Revisar desenhos e atualizar no sistema de arquivamento. Acompanhar montagem e inspeção de painéis e equipamentos bem como da subestação. Fornecer suporte ao coordenador de engenharia e analistas comerciais. Realizar levantamentos de campo, As Built.

    Facilidade em interpretar documentos das disciplinas de Processo, Elétrica Eletromecânico, Instrumentação, Mecânica, Tubulação e Civil.
    No Aguardo de um contato, e me coloco à disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários, caso não tenha nenhuma vaga para o meu perfil nesse momento, agradeço o arquivamento do mesmo para uma futura oportunidade.

    PROGRAMAS E CURSO ADICIONAIS

    Curso: TÉCNICO EM ENERGIA EÓLICA.
    Curso Auto CAD.
    Curso MicroStation.
    Microsoft Office Project 2007
    Microsoft Word.
    Microsoft Excel.


    NORMAS NBR, ISO,
    Conhecimentos em Instalações Elétricas em Geral AT e BT.
    Conhecimento e Leitura de Projetos em diversas disciplina.
    Experiência em Manutenção Elétrica.

    IDIOMAS
    Inglês Intermediário (leitura técnica.)
    Francês Intermediário (leitura técnica.)

    No Aguardo de um contato, me coloco à disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários, caso não tenha nenhuma vaga para o meu perfil nesse momento, agradeço o arquivamento do mesmo para uma futura oportunidade.

    OBS:
    Caso não tenha esta oportunidade no presente momento favor encaminhar a outras empresa.

    ResponderExcluir
  7. Tenho uma propriedade em Bananeiras na Paraíba, na parte mais alta da cidade, totalmente plana, e ventilada, e gostaria que alguma empresa viessem fazer o estudo da área, para ver se serve para implantar esses parques de energia. Contato. 83- 9.9186-5949

    ResponderExcluir
  8. Gostaria muito de uma oportunidade na área de parque eólicos, sou formando em eletrotécnico. 85994037941

    ResponderExcluir
  9. Eu queria saber como fazer uma maquete de um parque eólico passo a passo entendeu a parada😭😭😭😭

    ResponderExcluir
  10. Boas informações aqui, gostaria de compartilhar com vocês toda a minha experiência na tentativa de obter um empréstimo para expandir meu negócio de roupas aqui na Malásia. Foi muito difícil o meu negócio cair devido à minha pequena doença, então, quando me recuperei, precisava de um fundo para montá-lo novamente para que eu começasse, então me deparei com o Sr. Benjamin, um consultor de empréstimos do Funding Service. Ele me perguntou do meu projeto de negócios e eu disse a ele que já possuía o One e eu só precisava de um empréstimo de 200.000,00 USD, ele me deu um formulário para preencher e eu também solicitei meu ID válido em poucos dias. Eles fizeram a transferência e meu empréstimo foi concedido. Eu realmente gostaria de apreciar esse esforço e também tentar levar isso a qualquer pessoa que esteja à procura de empréstimos comerciais ou outras questões financeiras para entrar em contato com o Sr. Benjamin Benjamin: lfdsloans@outlook.com Ele também está disponível no WhatsApp Contact: + 1-9893943740

    ResponderExcluir
  11. Agradeço à empresa de empréstimos Elegant por me ajudar a garantir um empréstimo de US $ 1.000.000,00 para estabelecer meu supermercado Foodstuff em diferentes lugares. Há quatro anos que procuro ajuda financeira. Mas agora, estou completamente estressado, livre de toda a ajuda do agente de crédito Sr. Russ Harry. Portanto, aconselho qualquer pessoa que busque fundos para melhorar seu negócio a entrar em contato com esta grande empresa para obter ajuda, e ela é real e testada. Você pode contatá-los por meio de - E-mail --Elegantloanfirm@Hotmail.com- ou Whats-app +393511617486.

    ResponderExcluir
  12. Agradeço à empresa de empréstimos Elegant por me ajudar a garantir um empréstimo de US $ 1.000.000,00 para estabelecer meu supermercado Foodstuff em diferentes lugares. Há quatro anos que procuro ajuda financeira. Mas agora, estou completamente estressado, livre de toda a ajuda do agente de crédito Sr. Russ Harry. Portanto, aconselho qualquer pessoa que busque fundos para melhorar seu negócio a entrar em contato com esta grande empresa para obter ajuda, e ela é real e testada. Você pode contatá-los por meio de - E-mail --Elegantloanfirm@Hotmail.com- ou Whats-app +393511617486.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia a todos lendo esta mensagem

    Se você está passando por tempos difíceis ou pobreza
    Se você tem dívidas e precisa de ajuda urgente para pagá-las
    Se você precisa de dinheiro para começar um negócio ou para qualquer ocasião importante
    Então aconselho que você solicite o cartão master / ATM já instalado, com este cartão master / ATM você pode sacar até $ 5000 grátis todos os dias durante 6 meses, usei este cartão master / ATM e gostei muito e ser feliz. Ligue / envie uma mensagem de texto em +1 (985) 465-8370 para obter este cartão mestre / caixa eletrônico. Email immedaite thomasunlimitedhackers@gmail.com

    Agradecer

    ResponderExcluir
  14. Você precisa de um empréstimo legítimo, honesto, respeitável e urgente? Sua busca por um empréstimo legítimo termina aqui hoje, pois estamos aqui para satisfazer suas necessidades financeiras. Se você tiver sido recusado um empréstimo por bancos ou instituições financeiras por qualquer motivo, não se preocupe mais sobre seus problemas financeiros, pois somos a solução para seu infortúnio financeiro. Fornecemos bilhões (moedas diferentes) em empréstimos comerciais para mais de 32.000 proprietários de empresas. Usamos nossa própria tecnologia de risco designada para fornecer o empréstimo comercial certo para que você possa crescer seu negócio. oferecemos empréstimos de todos os tipos com uma baixa taxa de juros e também com duração para reembolsar o empréstimo. Você tem um crédito ruim? Você precisa de dinheiro para pagar as contas? ou você acha que é necessário começar um novo negócio? Você tem um projeto inacabado devido ao financiamento insuficiente? Você precisa de dinheiro para investir em alguma especialidade que irá beneficiá-lo? ISLAMIC REFINANCING LOAN COMPANY
    objetivo é fornecer excelentes serviços financeiros profissionais e_mail: [islamicrefinancing@gmail.com]
    Whatsapp; +15716666386

    ResponderExcluir

;