[INÍCIO] | [BOLETIM INFORMATIVO] | [DOCUMENTÁRIOS] | [EVENTOS] | [BANNER] | [PARCEIROS] | [SUGESTÕES] | [FALE CONOSCO]
Acabe com a sua curiosidade referente às inovações tecnológicas da área elétrica. Encontre aqui reportagens, eventos, novidades, documentários, ... Objetivando atingir um público alvo diversificado, desde leigos à especialistas do ramo. Desfrute ao máximo!

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Turbinas eólicas verticais são melhores para o mar


As turbinas verticais têm várias vantagens em relação às turbinas eólicas tradicionais
 para a geração de energia no mar.[Imagem: Josh Paquette/Matt Baron]

A produção de energia eólica tem sido, de longe, dominada pelas turbinas de eixo horizontal, aqueles “cata-ventos” gigantes, de imagem já popularizada. Eles são projetados para alcançarem grandes alturas, chegando a regiões onde o vento sopra mais forte, e geram uma média de 10 Megawatts (MW) por turbina. Mas pesquisadores da Caltech, empresa especializada em instalação e eficiência de turbinas,  dizem que aquelas de eixo vertical podem ser uma melhor escolha em termos de eficiência.
Segundo noticiado no site EcoGeek, a evidência se baseia simplesmente em uma questão de espaço. O recente estudo diz que, como os geradores de rotação vertical podem ser instalados mais próximos uns dos outros, eles são capazes de gerar dez vezes mais energia por metro quadrado que os geradores horizontais.

Custos eólicos

Gerar energia dos ventos nas áreas costeiras, ou mesmo bem longe do litoral, é promissor por pelo menos dois motivos importantes.
Em primeiro lugar, elimina-se um dos maiores elementos do custo de implantação de uma fazenda eólica, que é o custo da terra. Além disso, os ventos marinhos são mais estáveis e constantes do que na maioria das regiões terrestres.
Mas há também inconvenientes, como os maiores custos de instalação e manutenção dos equipamentos.
A saída para evitar esses sobrecustos, e ainda utilizar equipamentos mais baratos, pode estar nas turbinas de vento de eixo vertical, segundo um estudo que comparou as vantagens técnicas e econômicas do uso de cada um dos tipos de turbina.

Turbinas eólicas de eixo vertical

"As turbinas eólicas de eixo vertical são elegantes em termos de sua simplicidade mecânica," explica Josh Paquette, dos Laboratórios Sandia, nos Estados Unidos, coautor do estudo.
"Elas têm menos partes móveis porque não precisam de um sistema de controle para apontá-las na direção do vento para que gerem energia," acrescenta o pesquisador.
Além da maior simplicidade mecânica, as turbinas eólicas verticais têm duas outras vantagens que podem ajudar a reduzir o custo da energia: um centro de gravidade mais baixo e maior escalabilidade, permitindo a construção de turbinas maiores.
Um centro de gravidade mais baixo significa que elas flutuam de forma mais estável, dispensando a fixação no leito marinho, o que tem o benefício adicional de um menor impacto ambiental.
Além disso, o gerador propriamente dito fica à flor-d'água, facilitando sua manutenção.

Custo das pás

Segundo os pesquisadores, as pás para as turbinas verticais serão mais caras de fabricar do que as pás das turbinas tradicionais quando se alcançarem dimensões acima dos 300 metros.
Mas, conforme os aerogeradores e suas fundações ficam maiores - na escala dos 10 a 20 MW - turbinas e rotores se tornam uma parte pequena do custo total do sistema, de forma que os outros benefícios da arquitetura vertical mais do que compensam o custo mais elevado dos rotores.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

;