[INÍCIO] | [BOLETIM INFORMATIVO] | [DOCUMENTÁRIOS] | [EVENTOS] | [BANNER] | [PARCEIROS] | [SUGESTÕES] | [FALE CONOSCO]
Acabe com a sua curiosidade referente às inovações tecnológicas da área elétrica. Encontre aqui reportagens, eventos, novidades, documentários, ... Objetivando atingir um público alvo diversificado, desde leigos à especialistas do ramo. Desfrute ao máximo!

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Estudo afirma que turbinas eólicas podem suprir demanda global de energia


Modelo teórico aponta que a energia produzida pelo vento pode ser uma opção promissora para o futuro.

Imagem: [Foto Ilustrativa]

As energias renováveis já conquistaram o mercado. Aplicadas em residências e empresas, as alternativas podem ser mais eficientes do que muitos especialistas acreditam. Uma nova pesquisa diz que a energia do vento pode abastecer todo o planeta.
Segundo uma notícia publicada pelo El Mundo, um estudo realizado por pesquisadores das Universidades de Stanford e de Delaware, nos EUA, aponta que a energia eólica pode chegar a suprir metade da demanda enérgica mundial até 2030.
De acordo com a publicação, os cientistas desenvolveram um modelo teórico tridimensional da atmosfera para calcular quanta energia poderia ser produzida pelas turbinas eólicas em 2030, concluindo que essa fonte renovável poderia suprir boa parte da demanda mundial sem causar impactos ambientais significativos.
O estudo foi publicado no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), na última segunda-feira (10). O entrave é que seria necessário um investimento em estrutura muito grande para que todo o potencial da energia dos ventos fosse aproveitado.
De acordo com o engenheiro e autor do estudo, Mark Jacobson, a instalação em terra e offshore de 1,5 bilhão de turbinas eólicas resolveria a questão. Especialistas dizem que a proposta não é viável. "Isto é muito mais do que se precisaria para atender às demandas atuais de energia globais", afirma.
Para Jacobson, mesmo com o aumento no investimento de energia eólica, a capacidade ainda é baixa. Ele estimou, por exemplo, que com quatro milhões de turbinas de cinco megawatts seria gerada metade da demanda energética em 2030. Mas, a energia sustentável ainda não é prioridade na maior parte dos países.
"O mundo hoje produz de 70 a 80 milhões de carros todos os dias. Nós só precisamos de quatro milhões de turbinas a cada 30 anos", argumentou o autor do estudo. Outros especialistas contrapõem a tese. Este é o caso do pesquisador de energia do Laboratório Nacional Argonne, do Departamento de Energia dos Estados Unidos, Audun Botterud. "Se o principal objetivo do mundo fosse fazer isto, provavelmente seria possível. Mas é uma questão de quanto se gasta em renováveis em comparação com outras prioridades da sociedade".
Além da questão econômica, que inclui o gasto em construir linhas de transmissão, os céticos afirmam que há grandes desafios em gerir um sistema de energia eólica em larga escala. Um dos problemas refere-se ao armazenamento. "A estocagem ainda é muito cara e é um tanto limitado o quanto se é capaz estocar com as tecnologias existentes", afirma Botterud. 


Fontes: 
El Mundo
iG
Ciclo Vivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

;