[INÍCIO] | [BOLETIM INFORMATIVO] | [DOCUMENTÁRIOS] | [EVENTOS] | [BANNER] | [PARCEIROS] | [SUGESTÕES] | [FALE CONOSCO]
Acabe com a sua curiosidade referente às inovações tecnológicas da área elétrica. Encontre aqui reportagens, eventos, novidades, documentários, ... Objetivando atingir um público alvo diversificado, desde leigos à especialistas do ramo. Desfrute ao máximo!

domingo, 17 de junho de 2012

Turbina usa canais de irrigação para produzir energia


A Seattle Hydrovolts, empresa americana, criou uma turbina voltada para a produção de energia cinética. Ela consegue gerar energia a partir do movimento da água em canais usados para irrigação.
Apesar da energia cinética já ser usada em vários lugares do mundo a partir do movimento das ondas do mar, por exemplo, esse novo método, o Hydrovolts tem seu diferencial por usar canais de irrigação agrícola.
A quantidade de energia gerada varia de acordo com a velocidade da água que passa através do sistema. De acordo com a companhia, com a água correndo a 1m/s é possível produzir 0,4 kW, com um fluxo de 2m/s são produzidos quatro quilowatts e com velocidade de 4m/s é possível alcançar a produção de 32 kW.
Mesmo não sendo uma quantidade absurda de energia, a eficiência está no fato de poder alimentar as casas ao redor dos canais e até mesmo os sistemas de controle de água locais. Por sua facilidade, o equipamento também pode ser colocado em estações de tratamento e outras pequenas vertentes de água.
A eficiência da turbina também depende do formato do local em que ela está inserida. Nos canais mais estreitos é possível atingir até 60% de eficiência, já nos locais muito abertos os números caem para 15 a 30%.
Um protótipo do Hydrovolts já foi instalado no Canal Roza, em Washington, e tem gerado oito quilowatts de energia. Os testes fazem parte de um projeto de uma concessionária norte-americana que administra 500 canais. O intuito é reduzir a quantidade de combustíveis fósseis utilizados para bombear e gerenciar a água. Antes de estender o uso para outros locais a empresa quer garantir de que a água não será afetada pela tecnologia.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

;