[INÍCIO] | [BOLETIM INFORMATIVO] | [DOCUMENTÁRIOS] | [EVENTOS] | [BANNER] | [PARCEIROS] | [SUGESTÕES] | [FALE CONOSCO]
Acabe com a sua curiosidade referente às inovações tecnológicas da área elétrica. Encontre aqui reportagens, eventos, novidades, documentários, ... Objetivando atingir um público alvo diversificado, desde leigos à especialistas do ramo. Desfrute ao máximo!

sábado, 3 de novembro de 2012

Smart Grid (Redes inteligentes)

[Imagem: Divulgação]

Smart Grid” ou rede inteligente, em termos gerais é a aplicação de tecnologia da informação para o sistema elétrico de potência, integrada aos sistemas de comunicação e infra estrutura de rede automatizada. Especificamente, envolve a instalação de sensores nas linhas da rede de energia elétrica, o estabelecimento de um sistema de comunicação confiável em duas vias com ampla cobertura com os diversos dispositivos e automação dos ativos. Esses sensores são embutidos com chips que detectam informações sobre a operação e desempenho da rede – parâmetros, tais como tensão e corrente. Os sensores, então, analisam essas informações para determinar o que é significativo – por exemplo, está com tensão muito alta ou muito baixa.

[Imagem: Divulgação]
 
Para o fundador e CEO da ECOee (empresa focada em gestão e tecnologia de energia) e Presidente do Fórum Latino Americano de Smart Grid, Cyro Boccuzzi. A smart grid, seguramente, é o futuro da distribuição porque reúne os avanços tecnológicos nas áreas de tecnologia de informação ao mundo da energia, em favor das melhores práticas em termos econômicos e ambientais, possibilitando um aproveitamento mais adequado da infraestrutura existente e estimulando o aumento da eficiência energética no consumo. Para Cyro, esse modelo vai além de mudanças na distribuição, podendo abranger também os sistemas de geração e transmissão. Em linhas gerais, prevê o uso de sistemas de geração de energia local em pequena escala e de gerenciamento do consumo. Os sistemas de microgeração envolvem o uso de pequenos geradores a gás, energia solar e até mesmo pequenas turbinas eólicas para abastecer residências, condomínios ou empresas. Além de garantirem o fornecimento de eletricidade, podem, dependendo da tecnologia usada, fornecer outras utilidades, como água quente e ar refrigerado.
Paralelamente, os sistemas eletrônicos de gerenciamento do consumo possibilitam o uso mais eficiente possível da energia, atendendo a prioridades definidas pelos usuários. Além disso, a energia excedente produzida pode ser fornecida ao restante da rede, a preços de mercado.
A implantação de sistemas de medição eletrônica em todos os consumidores também vai permitir a redução de perdas e o melhor gerenciamento do consumo. Isso porque torna possível a criação de uma sistemática diferenciada para cobrança de tarifas – mais baratas nos horários de menor consumo e superiores nos horários de maior. Tal mudança estimularia os usuários a eventualmente modificarem seus hábitos, reduzindo ou até mesmo eliminando o horário de pico e garantindo o aproveitamento mais eficiente da infraestrutura disponível.
Por fim, a instalação de geradores mais próximos dos centros de carga reduz custos com transmissão e aumenta a segurança do abastecimento.

FUNCIONAMENTO

Quando os sensores detectam informações significativas ocorre a comunicação dos dados de volta para um sistema analítico central, que geralmente é um sistema de software. Esse sistema irá analisar os dados e determinar o que está errado e o que deve ser feito para melhorar o desempenho da rede. Por exemplo, num caso em que temos voltagem muito alta, o software detecta o nível de tensão e irá instruir um dos dispositivos já instalados na rede para reduzir a voltagem, economizando assim a energia gerada e contribuindo para reduzir as emissões de carbono.



[Imagem: Divulgação]

BENEFÍCIOS

Citaremos três. O primeiro é a eficiência, o que implica em consumir menos energia da empresa concessionária de energia para fornecer o mesmo nível ou melhor da qualidade do serviço aos seus clientes. Reduzir os custos e reduzir as emissões de carbono. A segunda categoria é a confiabilidade. A rede inteligente irá detectar quando os ativos de uma rede estão começando a falhar ou estão com desempenho em declínio, irá identificá-los para a concessionária poder repará-los ou substituí-los antes que haja uma interrupção de energia real. A rede inteligente também irá detectar uma falha e localizá-la com precisão, permitindo a concessionária responder a ela com muita rapidez. O smart grid permitirão isolar o impacto de uma falha aos clientes, de forma que menos clientes são afetadas quando há uma falha de energia. A última categoria é a integração de ponta, que pode ser qualquer coisa, desde a leitura de um medidor inteligente para interagir com o sistema de gestão do cliente em casa, para painéis solares, para veículos elétricos, que vai exigir a interação com a rede para ser bem sucedido.

Assista ao vídeo: Caminhos da Energia - Redes Inteligentes - Interprograma 10 [YouTube]



Fonte:
RedeInteligente

2 comentários:

  1. Com certeza mudanças sustentáveis na área de Smart Grid e medidores inteligentes, só serão possíveis através de ações em conjunto do poder público, iniciativa privada, como bancos, empresas e universidades. Muito interessante as soluções propostas pela empresa Siemens, na área de energia. Vale a pena dar uma lida.

    http://www.siemens.com.br/desenvolvimento-sustentado-em-megacidades/smart-grid.html

    Alessandra Ribeiro

    ResponderExcluir
  2. Olá, Alessandra!
    Concordo com você. Perfeito!

    ResponderExcluir

;