[INÍCIO] | [BOLETIM INFORMATIVO] | [DOCUMENTÁRIOS] | [EVENTOS] | [BANNER] | [PARCEIROS] | [SUGESTÕES] | [FALE CONOSCO]
Acabe com a sua curiosidade referente às inovações tecnológicas da área elétrica. Encontre aqui reportagens, eventos, novidades, documentários, ... Objetivando atingir um público alvo diversificado, desde leigos à especialistas do ramo. Desfrute ao máximo!

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Captando energia eólica sem o auxílio da hélice


Está em análise, para o Abu Dhabi, o projeto para a construção de um parque eólico com características radicalmente diferentes dos parques tradicionais de torres eólicas. Em vez de turbinas eólicas, serão utilizadas longas hastes flexíveis de fibra de carbono que balançam por ação do vento, permitindo a produção de energia.


Este sistema gera menos ruído e permite um menor espaçamento que o tradicional, o que implica uma diminuição da área ocupada e, consequentemente, uma menor poluição visual. As hastes em fibra de carbono, altamente resistentes, possuem 55 metros de altura e 5 a 30 cm de diâmetro e estão ancoradas em bases de betão armado.
Ao longo das hastes estão empilhados cilindros cerâmicos piezoelétricos que funcionam como elétrodos e que são comprimidos quando aquelas balançam ao vento, gerando eletricidade. Para maximizar a sua eficiência e permitir a constância de geração de energia, quando o vento é de grande intensidade, parte da energia gerada é utilizada diretamente para bombear água de um reservatório existente no subsolo para um reservatório mais à superfície.
Quando o vento é de baixa intensidade, a água é libertada para o reservatório inferior, gerando energia ao atravessar turbinas hidráulicas. Apesar da quantidade de energia gerada ser comparável à das turbinas tradicionais, o Atelier DNA, criador do conceito, defende que as hastes podem ser colocadas a uma exígua distância umas das outras, permitindo numa área reduzida, gerar grandes quantidades de energia limpa.

Fonte:

Um comentário:

  1. Este é o espetáculo da tecnologia e ciência, lindo!!! Parabéns pela pesquisa e publicação,estas notícias que queremos

    ResponderExcluir

;