[INÍCIO] | [BOLETIM INFORMATIVO] | [DOCUMENTÁRIOS] | [EVENTOS] | [BANNER] | [PARCEIROS] | [SUGESTÕES] | [FALE CONOSCO]
Acabe com a sua curiosidade referente às inovações tecnológicas da área elétrica. Encontre aqui reportagens, eventos, novidades, documentários, ... Objetivando atingir um público alvo diversificado, desde leigos à especialistas do ramo. Desfrute ao máximo!

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Motor rotativo não-magnético ultrapreciso

[Imagem: Noliac]

Motor não-magnético

    Engenheiros dinamarqueses criaram um motor elétrico que gira sem usar o magnetismo e sem precisar de engrenagens.
    O pequeno motor, de alto desempenho, deverá ter aplicações em todos os equipamentos onde é importante eliminar as interferências eletromagnéticas.

    Isto é essencial em equipamentos médicos e hospitalares, como bombas de infusão, equipamentos de ressonância magnética e tomografia computadorizada, robôs cirurgiões e vários outros.

De linear para rotativo

    O motor usa a tecnologia piezoelétrica, já explorada em alguns músculos artificiais, graças à capacidade de determinados materiais de se expandirem quando recebem uma corrente elétrica - o inverso também é verdadeiro, eles geram eletricidade quando recebem um tranco.
    A grande inovação do novo motor foi transformar o movimento linear de fios piezoelétricos - que se esticam quando recebem energia - em um movimento rotativo, criando um motor rotativo não magnético.
    Segundo os engenheiros da Universidade Técnica da Dinamarca, o motor tem uma rotação estável graças a um sistema de controle na transferência do movimento linear para movimento rotativo.
    Como não exige engrenagens, o motor é simples e fácil de integrar em outros equipamentos.

Exames e robôs cirurgiões

   O Dr. Michael Andersen destaca que o novo motor permitirá a construção de equipamentos de tomografia e ressonância à prova de interferências eletromagnéticas, possibilitando a instalação e a operação conjunta de vários desses equipamentos.
    Já o pesquisador Mogens Arentoft ressalta a importância dos novos motores para o desenvolvimento de uma nova geração de robôs cirurgiões: "Há muitos sistemas onde esta tecnologia significará novas aplicações. Seu uso na tecnologia robótica será automático."
    Segundo o pesquisador, "a rotação do motor pode ser controlada tão precisamente que seu uso em robôs para cirurgias, biópsias e outros procedimentos será natural."

Fonte: Inovação tecnológica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

;