[INÍCIO] | [BOLETIM INFORMATIVO] | [DOCUMENTÁRIOS] | [EVENTOS] | [BANNER] | [PARCEIROS] | [SUGESTÕES] | [FALE CONOSCO]
Acabe com a sua curiosidade referente às inovações tecnológicas da área elétrica. Encontre aqui reportagens, eventos, novidades, documentários, ... Objetivando atingir um público alvo diversificado, desde leigos à especialistas do ramo. Desfrute ao máximo!

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Primeira usina solar no mundo a produzir energia durante 24 horas

[Imagem: Divulgação]


A crítica mais óbvia da energia solar é de que ela não funciona muito bem quando o sol se põe. A nova usina heliostática Gemasolar não tem esse problema, graças a um barril de sal fundido que a faz funcionar por 15 horas no escuro.
Mais de 2.600 espelhos dispostos de forma concêntrica na instalação do Gemasolar, em Sevilla, na Espanha, concentram a energia solar, enviando-a para um barril central com nitrato de sódio e nitrato de potássio, que são fundidos. Quando os raios convergem, eles superaquecem o sal a mais de 900 graus Celsius, fazendo com que a água ao redor do tanque ferva e mova as turbinas de vapor. Além disso, qualquer calor gerado além do necessário durante o dia é guardado junto com o sal em estado líquido. Funciona como uma gigantesca bateria térmica para mover as turbinas durante a noite e durante os dias de chuva — por até 15 horas sem nenhum raio de sol. No entanto, a região de Sevilla é uma das mais ensolaradas da Europa, então imaginamos que isso não acontecerá com muita frequência.
A usina utiliza um design de torre de energia, onde um campo de espelhos concentram o calor do sol em uma caldeira na torre central. A caldeira gera vapor que aciona uma turbina produzindo eletricidade. Nada disso é fora do comum quando se trata de energia solar concentrada, mas a planta de Gemasolar é a única no mundo a usar sais fundido como um fluido de transferência de calor, que permite o armazenamento e geração de eletricidade mesmo quando o sol se põe.
A usina tem capacidade média de gerar 19,9 MW em 20 horas/dia. Durante o verão, com temperaturas mais elevadas, muitos dias poderão produzir energia durante 24 horas ininterruptas.
A combinação de armazenamento de energia termal e temperatura ensolarada garante que a usina Gemasolar opere por pelo menos 6.500 horas por ano, até três vezes mais do que outras usinas de energia renovável.
Com a solução inovadora da Gemasolar, a produção de energia solar não será apenas renovável e limpa, será também uma fonte de energia confiável.

Fonte:

2 comentários:

  1. A gente tinha que fazer uma parada dessa!
    Um dia quem sabe, seremos os primeiros engenheiros a projetar algo assim no Brasil haha

    ResponderExcluir

;