[INÍCIO] | [BOLETIM INFORMATIVO] | [DOCUMENTÁRIOS] | [EVENTOS] | [BANNER] | [PARCEIROS] | [SUGESTÕES] | [FALE CONOSCO]
Acabe com a sua curiosidade referente às inovações tecnológicas da área elétrica. Encontre aqui reportagens, eventos, novidades, documentários, ... Objetivando atingir um público alvo diversificado, desde leigos à especialistas do ramo. Desfrute ao máximo!

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Etapas da construção de um parque eólico


PROJETO

Para que você entenda o funcionamento de uma usina eólica, publicamos esse post intitulado como "Etapas da construção de um parque eólico" com informações sobre todo o processo de geração de energia por meio dos ventos. E, o projeto é a etapa inicial do processo de implementação de uma usina.

[Imagem: Divulgação]

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Primeiro edifício do mundo a ser abastecido com energia de algas

[Imagem: Divulgação]

A cidade de Hamburgo, na Alemanha, terá em 2013 o primeiro edifício eletrificado a partir de algas. O projeto é do ateliê Splitterwerk Architects e foi desenhado numa estrutura que chamaram BIQ, que será a primeira de seu gênero em todo o mundo.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Catraca transforma energia cinética em eletricidade


[Imagem: Divulgação] 

As catracas estão praticamente por toda parte. Ao passar por elas, é preciso girá-las uma vez, em uma direção. Essa rotação é ignorada pela maioria das pessoas, mas um grupo de alunos da Universidade de Tecnologia de Guangdong, esse fenômeno comum tornou-se uma maneira criativa de gerar energia.

Residências produzem sua própria eletricidade com a energia do sol

[Imagem: Divulgação] 

Seguindo uma tendência que já ocorre na Europa e nos Estados Unidos, residências brasileiras agora vão começar a produzir sua própria eletricidade a partir da luz solar com os sistemas fotovoltaicos instalados nos telhados, contribuindo para a sustentabilidade energética e a preservação do meio ambiente. Além dos benefícios ambientais, a instalação de um sistema fotovoltaico residencial tem benefícios econômicos e proporciona ao proprietário o prazer de possuir um imóvel diferenciado e sustentável. O sistema fotovoltaico instalado no telhado possui perfeita integração com a arquitetura, proporcionando um aspecto futurista e agregando valor ao imóvel.

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Designer cria lâmpada solar que abre e fecha como uma asa


O designer industrial sul-coreano Jang Eunhyuk desenvolveu uma lâmpada fora do comum. Ela é alimentada por energia solar e tem o formato de asa de pássaro, que abre e fecha com o acionamento de um pequeno botão. Não à toa, a criação recebeu o sugestivo nome Pássaro de Luz (Light Bird, no inglês) e, por seu visual diferenciado, pode funcionar como uma luminária decorativa.
;