[INÍCIO] | [BOLETIM INFORMATIVO] | [DOCUMENTÁRIOS] | [EVENTOS] | [BANNER] | [PARCEIROS] | [SUGESTÕES] | [FALE CONOSCO]
Acabe com a sua curiosidade referente às inovações tecnológicas da área elétrica. Encontre aqui reportagens, eventos, novidades, documentários, ... Objetivando atingir um público alvo diversificado, desde leigos à especialistas do ramo. Desfrute ao máximo!

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Turbinas eólicas verticais são melhores para o mar


As turbinas verticais têm várias vantagens em relação às turbinas eólicas tradicionais
 para a geração de energia no mar.[Imagem: Josh Paquette/Matt Baron]

A produção de energia eólica tem sido, de longe, dominada pelas turbinas de eixo horizontal, aqueles “cata-ventos” gigantes, de imagem já popularizada. Eles são projetados para alcançarem grandes alturas, chegando a regiões onde o vento sopra mais forte, e geram uma média de 10 Megawatts (MW) por turbina. Mas pesquisadores da Caltech, empresa especializada em instalação e eficiência de turbinas,  dizem que aquelas de eixo vertical podem ser uma melhor escolha em termos de eficiência.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Estudo afirma que turbinas eólicas podem suprir demanda global de energia


Modelo teórico aponta que a energia produzida pelo vento pode ser uma opção promissora para o futuro.

Imagem: [Foto Ilustrativa]

As energias renováveis já conquistaram o mercado. Aplicadas em residências e empresas, as alternativas podem ser mais eficientes do que muitos especialistas acreditam. Uma nova pesquisa diz que a energia do vento pode abastecer todo o planeta.
Segundo uma notícia publicada pelo El Mundo, um estudo realizado por pesquisadores das Universidades de Stanford e de Delaware, nos EUA, aponta que a energia eólica pode chegar a suprir metade da demanda enérgica mundial até 2030.
;