[INÍCIO] | [BOLETIM INFORMATIVO] | [DOCUMENTÁRIOS] | [EVENTOS] | [BANNER] | [PARCEIROS] | [SUGESTÕES] | [FALE CONOSCO]
Acabe com a sua curiosidade referente às inovações tecnológicas da área elétrica. Encontre aqui reportagens, eventos, novidades, documentários, ... Objetivando atingir um público alvo diversificado, desde leigos à especialistas do ramo. Desfrute ao máximo!

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Hidrelétricas com menores impactos



O setor elétrico brasileiro pode voltar a ter usinas com reservatórios de regularização, que armazenam a água  para garantir o fornecimento de energia ao sistema interligado brasileiro.
Trata-se de uma forma de energia limpa. Desde o início da década passada, diante da forte campanha de ecologistas, passaram a ser construídas apenas as usinas a fio d’água, ou seja, usinas com  reservatórios pequenos, sem capaciade de armazenamento, para reduzir os impactos ambientais. Só que segundo os especialistas do segmento, a medida, além de elevar o preço da tarifa aos consumidores aumenta o risco de apagões além de provocar um aumento das emissões de gás carbônico (CO2), uma vez que operador se vê na contingência de despachar as usinas térmicas.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Célula de energia produz e armazena eletricidade

Uma membrana piezoelétrica acionada mecanicamente bombeia os íons de lítio de um lado para o outro, 
carregando a célula de energia.
 [Imagem: Xue et al./Nano Letters]

Gerador-bateria

Geração de energia e armazenamento de energia são dois processos muito diferentes, que exploram princípios físicos distintos.
Um gerador pode, por exemplo, ser formado por bobinas girando ao redor de um ímã, ou por materiais piezoelétricos sendo flexionados ou pressionados por alguma força mecânica.
O armazenamento da energia, por sua vez, pode ser feito quimicamente, como nas pilhas ou nas baterias de lítio.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Potencial hidrelétrico do Brasil está entre os cinco maiores do mundo



O potencial técnico de aproveitamento da energia hidráulica do Brasil está entre os cinco maiores do mundo; o País tem 12% da água doce superficial do planeta e condições adequadas para exploração. O potencial hidrelétrico é estimado em cerca de 260 GW, dos quais 40,5% estão localizados na Bacia Hidrográfica do Amazonas – para efeito de comparação, a Bacia do Paraná responde por 23%, a do Tocantins, por 10,6% e a do São Francisco, por 10%. Contudo, apenas 63% do potencial foi inventariado.

domingo, 19 de agosto de 2012

Energia de Noronha virá da força das águas



A energia de Fernando de Noronha, paraíso ecológico e turístico de Pernambuco, virá do mar, do ar, do sol e até do lixo produzido por seus moradores e visitantes.
É o que promete o projeto de substituição da matriz energética da ilha, que prevê a troca dos geradores atuais, que consomem 310 mil litros de diesel por mês, por fontes limpas e renováveis, até 2014.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Turbina sem pás é duas vezes mais eficiente que as de estrutura convencional


Imagem:[Saphon Energy]

Uma empresa da Tunísia teve uma ideia bem diferente para aproveitar a energia eólica. Além de criar uma turbina mais econômica e eficiente, a Saphon está procurando pareiros para produzir em massa e comercializar um dispositivo de energia eólica único, que leva a tecnologia “pás zero”.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Placa solar 3D é 200% mais eficiente que modelos comuns




A empresa norte-americana Solar3D apresentou um projeto revolucionário em termos de eficiência para placas fotovoltaicas. O modelo de silício, feito em 3D, maximiza a conversão da luz solar em energia elétrica e, segundo os fabricantes, é 200% mais eficiente que os modelos tradicionais.
A tecnologia tem duas características principais: a maximização do processo de transformação dos fótons em elétrons e a angulação cuidadosamente planejada para que as células captem mais luminosidade, principalmente nas primeiras horas da manhã e no inverno, quando a incidência solar é mais baixa.
;