[INÍCIO] | [BOLETIM INFORMATIVO] | [DOCUMENTÁRIOS] | [EVENTOS] | [BANNER] | [PARCEIROS] | [SUGESTÕES] | [FALE CONOSCO]
Acabe com a sua curiosidade referente às inovações tecnológicas da área elétrica. Encontre aqui reportagens, eventos, novidades, documentários, ... Objetivando atingir um público alvo diversificado, desde leigos à especialistas do ramo. Desfrute ao máximo!

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Britânicos projetam turbina eólica vertical adequada para grandes cidades



Um grupo de pesquisadores ingleses desenvolveu uma turbina eólica adequada para meios urbanos. A proposta apresenta uma tecnologia que pode ser facilmente aplicada em áreas com alta densidade demográfica e ventos inconstantes.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Chip captura energia de múltiplas fontes



Chip que gera energia

Recentemente, a empresa japonesa Fujitsu apresentou uma célula termossolar capaz de gerar eletricidade aproveitando tanto a luz quanto o calor.
Agora, pesquisadores do MIT, nos Estados Unidos, criaram um dispositivo que coleta energia da luz, do calor e das vibrações presentes no ambiente.
Saurav Bandyopadhyay afirma que seu chip gerador de energia pode ser incorporado diretamente aos aparelhos que pretende alimentar, substituindo as baterias.
A grande vantagem da integração de múltiplas fontes em um mesmo gerador é que ele poderá produzir energia de forma quase contínua, uma vez que praticamente todas as fontes que os nanogeradores exploram são intermitentes ou imprevisíveis.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Captando energia eólica sem o auxílio da hélice


Está em análise, para o Abu Dhabi, o projeto para a construção de um parque eólico com características radicalmente diferentes dos parques tradicionais de torres eólicas. Em vez de turbinas eólicas, serão utilizadas longas hastes flexíveis de fibra de carbono que balançam por ação do vento, permitindo a produção de energia.

Já se imaginou vivendo em uma cidade sustentável?


Fujisawa Sustainable Smart Town está sendo planejada no Japão com o intuito de se tornar um exemplo de metrópole com emissão zero: painéis solares cobrindo todos os telhado, uma rede de sensores controlando a iluminação urbana, estradas concebidas para os veículos elétricos, capacidade de armazenar energia eólica e água da chuva.

Água salgada gera eletricidade verde e revoluciona indústria


Tecnologia gera tecnologia. Na busca por energia limpa, uma usina geotérmica usa água salgada quente que brota da crosta terrestre na Falha de San Andreas, na Califórnia, para gerar eletricidade. E acabou descobrindo que podia beneficiar a indústria de baterias para carros elétricos.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Célula a hidrogênio continua gerando energia depois que combustível acaba


Cada célula a combustível de filme fino é minúscula (a pilha serve como referência). 
À direita, a imagem ampliada de um dos nove pontos que se vê sobre sua superfície, à esquerda. 
[Imagem: Caroline Perry/Harvard SEAS;Quentin Van Overmeere/Harvard SEAS]

Célula com sobrevida

Ela é uma célula a combustível, com todas as vantagens da conversão direta do hidrogênio em eletricidade, sem geração de poluentes.
Mas ela tem também um jeitão muito próprio, por assim dizer, uma "personalidade acumuladora": ela consegue armazenar energia, quase como se fosse uma bateria.

domingo, 1 de julho de 2012

Geração Distribuída no Brasil



O desenvolvimento da humanidade está intimamente ligado ao uso da energia em suas diversas formas. Consolidar este desenvolvimento significa, entre outras coisas, garantir que as fontes de energia estejam disponíveis em níveis suficientes e, de igual forma, acessíveis para garantir a demanda de energia que sustenta o desenvolvimento da sociedade moderna.
O racionamento de energia ocorrido em 2001 no Brasil expôs a fragilidade do sistema de geração abrindo espaço para que a discussão sobre fontes alternativas de energia ganhasse força. Adicionalmente, restrições ambientais têm cada vez mais dificultado a abertura de novas faixas de servidão de linhas de transmissão.

;