[INÍCIO] | [BOLETIM INFORMATIVO] | [DOCUMENTÁRIOS] | [EVENTOS] | [BANNER] | [PARCEIROS] | [SUGESTÕES] | [FALE CONOSCO]
Acabe com a sua curiosidade referente às inovações tecnológicas da área elétrica. Encontre aqui reportagens, eventos, novidades, documentários, ... Objetivando atingir um público alvo diversificado, desde leigos à especialistas do ramo. Desfrute ao máximo!

sábado, 21 de janeiro de 2012

Edifício americano é projetado para evitar o desperdício de energia

 O edifício se adapta aos climas quentes e frios

Apartamentos ideais são aqueles que além da segurança, primam também pelo conforto. Por isso, imóveis que possuem ventilação no verão e iluminação natural no inverno são os mais desejados. Arquitetos dos Estados Unidos desenvolveram o projeto de um edifício capaz de unir as duas características, diminuindo gastos de energia.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Motor rotativo não-magnético ultrapreciso

[Imagem: Noliac]

Motor não-magnético

    Engenheiros dinamarqueses criaram um motor elétrico que gira sem usar o magnetismo e sem precisar de engrenagens.
    O pequeno motor, de alto desempenho, deverá ter aplicações em todos os equipamentos onde é importante eliminar as interferências eletromagnéticas.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Lâmpada WakaWaka busca iluminar as regiões mais vulneráveis do mundo


 A lâmpada WakaWaka possui o conceito de luz solar LED em uma garrafa PET/ Imagem: [Divulgação]
 
    O ano de 2012 chegou, no entanto, segundo a empresa WakaWaka Shine Bright, ainda existe cerca de 1,5 bilhões de pessoas em todo o mundo sem acesso a uma fonte estável e segura de luz. Para solucionar este caso, o Studio Kalkwijk, em Nova York, criou uma lâmpada solar intitulada de WakaWaka que significa “brilhar” em suaíli. Um conceito de luz solar LED que pode caber em uma garrafa PET. A ideia é de que a novidade seja implantada nas regiões mais vulneráveis do mundo em nível social, onde é comum utilizar lampiões e querosene na iluminação noturna, o que muitas vezes ocasiona incêndios, explosões e asfixias.

Energia pode crescer 4,5% ao ano nos próximos dez anos

Imagem:  [quepccompro]
    Um estudo divulgado na última quarta-feira, 4 de janeiro pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), do Ministério de Minas e Energia, aponta que nos próximos dez anos o consumo de energia no Brasil pode crescer até 4,5% por ano. De acordo com a pesquisa, a demanda nacional deve passar dos 472 mil gigawatts-hora (GWh) consumidos em 2011 para 736 mil GWh em 2021.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

LED oferece um futuro mais iluminado


    Um teste com luzes LED em apartamentos demonstra que a nova tecnologia pode trazer grande economia de energia, menor custo e ainda mais segurança.
    O estudo, feito pela companhia inglesa de eletricidade Energy Saving Trust (EST), analisou a performance de 4.250 luzes de LED instaladas em 35 locais. A previsão é de que essa tecnologia domine o mercado até 2015.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

ONU declara 2012 como Ano Internacional de Energia Sustentável para todos

    A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 2012 como o Ano Internacional de Energia Sustentável para Todos. O objetivo da iniciativa é chamar a atenção para a importância de se aumentar o acesso à energia renovável em todas as partes do mundo.

Internet transmitida pela luz começa a funcionar

de Rodrigo Prada
Imagem:[Terra]

    Seis prédios da prefeitura de St. Cloud, Minessota - Estados Unidos, trocaram a tradicional comunicação Wi-Fi entre os computadores e a internet por um novo sistema que transmite os dados através da luz. Ao invés de ondas de rádio, como no modelo sem fio atualmente difundido, o sistema utiliza apenas impulsos luminosos e é imperceptível ao olho humano.

Tênis transforma energia dos passos em eletricidade suficiente para carregar celular

 Imagem:[InStepNanoPower]

    Pesquisadores da Universidade de Wisconsin criaram uma maneira de aproveitar a energia do movimento dos pés para abastecer pequenos aparelhos eletrônicos, como celulares. Isso pelas solas de um par de tênis!
    Eles desenvolveram o protótipo "InStep Nanopower", que tem uma sola especial com duas bexigas de plástico – uma no calcanhar e outra na altura dos dedos – conectadas. Quando um passo é dado, o impacto carrega os eletrodos do metal líquido que está dentro dessas bexigas e, assim, cria uma corrente elétrica.

domingo, 1 de janeiro de 2012

Microgerador transforma o movimento dos pneus em energia elétrica

Além do material piezoelétrico para produzir eletricidade, o pequeno gerador possui capacitores para armazená-la, melhorando a estabilidade do fornecimento de energia.[Imagem: IMEC]

Energia dos pneus

    O laboratório belga IMEC criou um minúsculo gerador capaz de produzir energia a partir das vibrações normais dos pneus durante o movimento de um carro.
    O "dispositivo de colheita de energia" é capaz de gerar 42 microWatts de potência de forma sustentada quando o veículo roda a 70 km/h.

Com metal líquido, circuitos elétricos são autoconsertantes

This shows self-healing electronics. Microcapsules full of liquid metal sit atop a gold circuit. (Top) When the circuit is broken, the microcapsules rupture (center), filling in the crack and restoring the circuit (bottom).[Imagem: Scott R. White]
 
 Auto-reparo elétrico

    Engenheiros da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, desenvolveram um mecanismo que permite que circuitos elétricos ou eletrônicos consertem fisicamente a si mesmos em caso de falha.
    Os circuitos integrados, e os fios que os conectam, estão cada vez menores.
    Não apenas o tempo, mas também a fadiga térmica, que leva a sucessivas ondas de expansão-contração, faz com que essas conexões metálicas trinquem, inutilizando todo o circuito e, muitas vezes, o equipamento inteiro.
;