[INÍCIO] | [BOLETIM INFORMATIVO] | [DOCUMENTÁRIOS] | [EVENTOS] | [BANNER] | [PARCEIROS] | [SUGESTÕES] | [FALE CONOSCO]
Acabe com a sua curiosidade referente às inovações tecnológicas da área elétrica. Encontre aqui reportagens, eventos, novidades, documentários, ... Objetivando atingir um público alvo diversificado, desde leigos à especialistas do ramo. Desfrute ao máximo!

sábado, 26 de março de 2011

Hora do Planeta


"O Earth Hour é um evento global da Rede WWF que tem como objetivo encorajar empresas, comunidades e indivíduos a dar passos simples para reduzir suas emissões de gases de efeito estufa”, afirma Andy Ridley, o criador da iniciativa e agora diretor internacional do Earth Hour da Rede WWF.
A primeira edição da Hora do Planeta ocorreu como um movimento local em Sidney, Austrália. No dia 31 de março de 2007, 2,2 milhões de moradores de Sidney apagaram as luzes por uma hora. O objetivo era reduzir 5% do consumo de energia elétrica da cidade, o resultado foi o dobro do esperado: 10,2% de redução no consumo.

DESAFIOS DA PROFISSÃO - PARTE I

de "PAULO ROBERTO".

Quais são os desafios a serem enfrentados pelo eletrotécnico no exercício de sua profissão?

1º) Matemática

Um dos desafios que enfrentei na profissão foi a matemática (principalmente, trigonometria) tive que fazer vários cálculos rapidamente e com precisão no meio da madrugada.
         Se você é novo na profissão, procure ficar atento aos cálculos exigidos e os tenha guardados com você como exemplo, pois mais dia ou menos dia, você estará sozinho na madrugada fazendo os mesmos cálculos. Tenha sempre com você uma calculadora que você confie e tenha facilidade em manusear (tenha pilhas sobressalentes).
         Pode "colar" à vontade, afinal o que importa é resolver o problema. 

Leia mais:
http://antoniozai.wordpress.com/2007/10/10/metodo-decoreba/  -  Método Decoreba  ¬¬'

Horário de Verão

O Horário de Verão tem como objetivo principal a redução da demanda máxima do Sistema Interligado Nacional no período de ponta. Isso é possível, pelo fato da parcela de carga referente à iluminação ser acionada mais tarde, que normalmente o seria, motivada pelo adiantamento do horário brasileiro em 1 hora.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Sistema quântico recicla o calor e gera eletricidade

Desperdício de energia
O homem não precisaria estar tão preocupado com suas próprias responsabilidades sobre as mudanças climáticas, com os apagões e com o retorno da energia nuclear, se conseguisse ao menos diminuir o desperdício de energia.
Mais da metade da energia gerada no mundo todo é simplesmente jogada fora, a maior parte desse desperdício dando-se na forma de calor. Os motores dos carros esquentam, os processadores dos computadores esquentam, os telefones celulares esquentam - tudo isso significa energia sendo constantemente desperdiçada.
;